sábado, 21 de maio de 2011

Pé de Moça

A revista Runner‘s World brasileira de janeiro de 2011 trouxe na capa a reportagem sobre "Tênis Baixinhos", referindo-se a calçados minimalistas. Nenhuma surpresa aqui. Eu ficaria surpreso se a revista fizesse uma reportagem sobre corrida realmente descalça.

A Contra-Relógio de março de 2010 escreveu uma matéria que fala da corrida descalça, com opção de uso de calçados minimalistas. Uma ordem de grandeza melhor.

Ambas as revistas, porém, reforçam um mito sobre o pé do corredor descalço. Correr descalço cria calos. Falso! A Contra Relógio fala: "Mas até que você desenvolva boa postura e calos nos pés, pode ser necessário que você use um tênis mínimo para se habituar." Já a Runner's World praticamene apelou, usando do sensacionalismo, com a matéria "Homem Primata" (como se todos nós não fôssemos primatas), mostrando a história de Vitor de Oliveira, que viveu descalço até seus 15 anos, retornando às origens há cerca de um ano. Na abertura da matéria, em primeiro plano na foto de página inteira, os calos do pé dele.

Parece que a matéria quer mostrar que você precisa de um calçado minimalista se não quiser ficar com os pés calejados do Vitor.

Como mostrar que isso não é a regra, mas a exceção?

Uma imagem vale mais que mil palavras. E quanto valem 7 imagens, de 6 diferentes corredores descalços? (Abaixo de nossos nomes, o tempo que já corremos descalços.)

Leonardo Liporati
>5 anos

Algumas horas após a maratona de Curitiba


Fevereiro de 2011
Caio Begotti
>1 ano
Aquino Neto
>4 meses
Erik YetiNeves
>1 ano
Barefoot Todd and
Barefoot Ken Bob

100 e >76
maratonas descalços

Lembrando que Aquino subiu descalço a Serra de Itabaiana, em Sergipe, junto com Alex, também um vegetariano descalço. Sente a pedreira.

Mas por que Vítor tem esses calos? Não tive como entrar em contato com ele, mas, pelo que vi numa foto da reportagem, talvez seja porque ele corra com a técnica errada. A foto o mostra aterrissando como se estivesse de tênis: com o joelho reto e com o pé em dorso-flexão, pronto pra sentar uma martelada no chão com o calcanhar.

Achou que foram poucos exemplos? Ainda acha que fazemos pedicure com esmeril? Então veja fotos de solas de diversos pés, lá no site do Barefoot Ken Bob Saxton.

Não tema. Correr descalço não vai transformar seu pé num casco. A pele tem que se adaptar e fica mais espessa, sim, mas continua maleável (poderia quase dizer macia, mas escapa por pouco) e não fica calosa ou ressecada. Aliás, pé de moça não! Corredores descalços não passam horas na pedicure lixando os calos criados por sapatos apertados e torturantes saltos altos.

4 comentários:

  1. Engraçado, não é exatamente sobre pé de moça, mas de um tempo pra cá meu número de calçados aumentou, e vendo essas fotos acho que foi uma coisa boa, usar um número acima deixou meus pés menos desconfortáveis já que estão mais "espalhados" agora, pelo menos pra sapatos e tênis pra trabalhar ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Corro descalço há alguns meses, alternando entre descalço, FiveFingers e tênis. Comecei a correr descalço sem respeitar a adaptação sugerida, fazendo 5 Km na grama direto. Já repeti essa distância várias vezes, descalço ou de FiveFingers, e não senti nenhum tipo de problema. Também achei as matérias das revistas um tanto quanto conservadoras no sentido pró-calçado, ficando um saldo positivo, sem dúvida em favor da Contra-Relóigo, que fez uma matéria muito mais extensa e séria que a Runners ou a O2. Nunca tive bolhas, nem calos, nem com tênis, tampouco descalço. Abraço! (jefermilani@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Aliás, gostaria de acrescentar que as matérias da Runner´s Worlod Brasil e da 02 sobre o assunto são quase lamentáveis, na minha opinião. A "apelação" da Runner´s você já apontou; enquanto que, na 02, a matéria chega ao absurdo de dizer algo como: "mas vamos esquecer essa história de falar da pré-história". A matéria tentou dar um tom mais objetivo ao assunto, mas caiu num superficialismo infeliz ao escarnecer o "mero detalhe" de que necessitamos levar em conta o desenvolvimento ancestral do ser humano ao falar desse assunto. Menos mal que, ao final, abordou casos de pessoas que se livraram de lesões ao deixar os tênis de lado. Enfim, matéria respeitável sobre o assunto, só mesmo a da Contra-Relógio. Abraços, Jeferson (jefermilani@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir