sábado, 21 de maio de 2011

Evoluídos para correr

“Correr estraga o joelho.” ”É muito impacto.” “Natação é o esporte completo.” Ouvimos de tudo por aí.

Vou mostrar aqui um trecho de um documentário da BBC. Nele você verá três africanos caçando o segundo maior antílope, o kudu (Tragelaphus strepsiceros). Apesar de não ser rápido dentre os antílopes, é bem mais rápido que qualquer ser humano. Oras, Usain Bolt não conseguiria alcançar sequer um esquilo. Somos comparativamente lerdos. Mesmo assim, esses três homens, sem veículos e apenas com lanças, perseguem e matam o animal.

(Clicando no ícone  cc  do vídeo, você pode escolher legendas em inglês ou português. #trabalhodecorno)

Moral da história: desde que descemos das árvores e nos aventuramos sobre dois pés pela savana, há uns 2,5 milhões de anos, diversas adaptações ocorreram que nos permitiram fazer o que Koroe faz no vídeo. Lanças, arcos e flechas, sapatos… tudo isso são invenções recentes, de uns 50.000 anos. Durante todo o resto da existência de nossos ancestrais, sobrevivemos e deixamos descendentes, "muito bem, obrigado", sem precisarmos desses apetrechos.

É claro que, com o crescimento dos nossos cérebros permitido pelo consumo de carne (foi mal, Aquino), pudemos criar diversas ferramentas que facilitaram o nosso desempenho de caçador e, eventualmente, nosso desempenho como espécie capaz de ditar o futuro do planeta (por pior que isso seja).

Correr é algo que fazemos naturalmente há dois e meio milhões de anos e evoluímos para isso. Se precisássemos de um calcanhar mais alto, com gel, bolhas de ar ou uma placa de amortecimento, a evolução nos teria dotado disso. Sapato deve servir para proteger os pés e não para deformá-los ou para atrapalhar a mecânica natural da corrida.

Mais informações sobre a nossa evolução como corredores neste artigo com Daniel Lieberman.

2 comentários:

  1. Finalmente! E três posts de uma vez só! Acho que deve ser reflexo da semana de "tapering" para o IM... começou a sobrar tempo. Hehehe. ;-P

    Depois de 8 horas perseguindo o antílope, o difícil é voltar prá casa e achar o caminho. Por isto inventaram a bússola, o mapa, o GPS, o 4x4... Hehehe. ;-P

    Falando sério agora... Koroe corre de tênis, mas o contato é com a parte externa do antepé (pé direito) ou parte externa do mediopé (pé esquerdo).

    ResponderExcluir